sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Artigo: Crônicas paráfrase da vida real

Me lembro quando cursava o colegial e minha professora de língua portuguesa sempre dizia: cuidado para não parafrasear... Já era um bordão! Os bons amantes da nossa língua conhecem muitíssimo bem o que vem a ser a paráfrase - paráfrase pode acontecer quando temos de modificar uma poesia a uma narrativa, mas não copiar a poesia: a palavra certa seria adaptação, afinal quando copiamos, só que mudamos as palavras para não parecer cópia isso é paráfrase. Pode acontecer não apenas em poesia para narrativa, como também narrativa para narrativa, artigo para narrativa e narrativa para artigo, porém o meu foco é dizer sobre crônicas...
Entendido o que é paráfrase, começarei a desenvolver a minha argumentação: toda vida é impar, é algo que nem números irracionais conseguem chegar numa estatística - o cronista não cria vida, a vida já existe em todo seu espetáculo naturalista - choro, alegria, amor, ódio, medo, coragem, prudência, sabedoria, maldade, atos de extrema humildade e caridade! Não podemos criar ao que já existe com toda essa perfeição, então parafraseamos, nós cronistas somos um rádio que lê CD, um computador que decodifica os códigos de um pen drive, aquela vida já existe, nós apenas reproduzimos o que caneta, papel, cabeça e imaginação não são capazes de criar.
Nossa crônica sai desfocada, não dá para sair nítida e perfeita, jamais um cronista será dono do imenso poder, toda vida é única, ninguém consegue viver a vida do outro: a crônica começa a sair de paráfrase e se torna a nossa vida interpretando, tentando, brigando para conhecer a dor da mãe que sofre, o amor de eternos namorados, a pachorra dos governos diante a desgraça social e a pobreza, as mãos calejadas, sujas e sofridas em busca dum miserável pedaço de pão!
Se mudássemos apenas as palavras seríamos perfeitos copiadores da vida, mas não somos! Vida é vida, é carne, é sangue, é alma (perfeitamente alma - o mais puro e divino do ser humano: alma), é medo, é luta, é amor... Essa vida complexa para um humilde olhar humano, só que tentamos, lutamos para um dia nossas crônicas se tornarem perfeitas paráfrase da vida real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário