segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Reportagem: Brasitânia: o ônibus que ninguém vê (Assunto: Política)

Políticos, moradores, passageiros e olheiros falam sobre o transporte que transita em seis horários no Distrito de Brasitânia levando às 6, 7 e 18 horas trabalhadores, estudantes e universitários para o munícipio de Fernandópolis e trazendo-os às 17, 18 e 23 horas: polêmicas como a péssima qualidade do veículo  
  
Circula em Brasitânia um ônibus que unifica opiniões: moradores e olheiros se manifestam contra a situação precária que o mesmo encontra-se, Brasitânia é um distrito de Fernandópolis onde há uma grande movimentação no setor agropecuário e agronômico com seus seringais, plantações de cana de açúcar e a pecuária, além do grande número de empregadas domésticas que exercem sua função no município de Fernandópolis - o ônibus que era para ser um direito dos moradores vem tornando-se um descaso, afinal há anos causa grandes polêmicas e ainda trás transtornos.  
Questões como Brasitânia se tornar um munícipio foge de cogitação, pois segundo informações colhidas pelo site do jornal "O Globo" a atual presidente Dilma Rousseff vetou em agosto desse ano pela 2ª vez um projeto já aprovado pelo senado para criação de novos munícipios. 
A atual prefeita Ana Bim notifica estar preocupada com o transporte e conhece o problema e infelizmente o munícipio não dispõe de verba, ela complementa "esperamos em breve um meio de transporte digno e de qualidade a todos os munícipes", Jéder Cássio, vulgo Jéder do Gigantão nas eleições municipais de 2012 foi candidato a vice-prefeito na chapa de Carlos Lima, "não posso opinar de uma forma afirmativa, pois não tenho pleno conhecimento dos fatos, posso assegurar, que na campanha tínhamos um compromisso com o distrito de Brasitânia, e estaríamos cuidando com muito carinho da população, bem como dos estudantes, pois tenho convicção que os estudantes são o futuro de Fernandópolis, e penso que tem de ser muito bem tratados, e claro bem transportados", diz. Para Jéder por ser ano eleitoral daria para algum deputado destinar uma verba para o problema envolvendo o transporte.  
Deputados do PPS, PMDB e PSDB que não quiseram se identificar por ser ano eleitoral se rebelaram com o transporte, eles serão apresentados como Deputado 1 e 2. Conforme o Deputado 1 ele sempre atendeu solicitações das prefeituras da região e a questão em torno dos transportes são as mais pedidas conforme o mesmo, "atendi várias cidades e Fernandópolis teve atendimentos voltados a área o que me causou estranheza é que nenhum dos veículos foram pedidos para Brasitânia", diz, "pensei que não houvesse necessidade da região, até ser informado sobre o ônibus que circula de forma perigosa e foi adaptado para os estudantes já que faz parte da diretoria de obras", concluiu. O Deputado 2 diz "fiz para todas as cidades que solicitaram o apoio, fico triste porque sempre estendo a mão para está região, já que sou nascido e criado aqui, quando vejo este tipo de situação sinto como se meu trabalho não tivesse resultado e prestigio... Espero em breve poder ajudar a este povo desta comunidade pertencente a Fernandópolis, e pessoalmente quero reivindicar se o executivo e legislativo não interceder". 
Jornais do munícipio de Fernandópolis já noticiaram a situação do veículo, a exemplo do "4 cantos", e também a rádio Alvorada, porém mesmo com o apelo da mídia local nada foi feito. 
Universitários como Rafael Alfieri e Ana Caroline Guiza Torres que nunca foram transportados, mas conhecem o veículo também opinaram. Ana diz "não há conforto, é perigoso e o governo investe", Rafael também debateu "é preciso reivindicar os direitos, não pode se acomodar com a situação de manter um ônibus da Diretoria de Obras que se fosse feito uma fiscalização, o ônibus não estaria circulando na rodovia". 

A VOZ DA POPULAÇÃO 

Conversamos com uma senhora que não podemos identificar,  sua neta é transportada todos os dias para o trabalho, conforme nos diz não há uma segurança diante o veículo, conta que ano passado a neta estava terminando o ensino médio e perdeu uma prova por que o ônibus quebrou e não teve como chegar a tempo na escola. 
Conversamos com uma jovem que também não quis se identificar ela nos diz "Não é confiável, pois pode deixar qualquer um (SIC) 'na mão' a qualquer hora, não tem segurança, afinal é muito velho. Por dentro coisas amarradas com cordas porque já foi soldada varias vezes desde já não pega solda mais. O mais engraçado é que os políticos só lembram de nós quando é época de eleição. Enquanto não é período eleitoral fingem que Brasitânia nem existe. Já que só pensam em nós na politica porque não mandem um ônibus novo. Isso é uma vergonha". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário